Oficina de arte tridimensional estimula criatividade e experimentação no CEDLAN – Secretaria de Estado de Educação






Estudantes exploram técnicas e conceitos artísticos na prática por meio de produções próprias


Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF


 


A oficina de arte tridimensional é uma das atividades oferecidas aos estudantes, que também contam com outras opções como desenho geométrico, robótica avançada e três níveis de francês | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.


 


O ensino da arte desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes, contribuindo não apenas para a ampliação do repertório cultural e para a preparação para vestibulares, mas também para o desenvolvimento cognitivo, sensível e criativo. Pensando nisso, o Centro Educacional do Lago Norte (CEDLAN) oferece, no contraturno das aulas, uma oficina de arte tridimensional que alia teoria e prática para enriquecer a experiência artística dos alunos.


 


A iniciativa é conduzida pela professora de artes Nuára Visintin. O projeto surgiu com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre arte e estimular a experimentação, permitindo que os estudantes se envolvam ativamente com processos criativos. Os encontros ocorrem às segundas, terças e quintas-feiras, proporcionando um espaço dedicado à expressão artística e ao aprimoramento das habilidades manuais.


A oficina de arte tridimensional é uma das atividades oferecidas aos estudantes, que também contam com outras opções como desenho geométrico, robótica avançada e três níveis de francês | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.


 


Na oficina, os estudantes têm a oportunidade de explorar a arte tridimensional por meio de diferentes materiais e técnicas. Obras de referência, como as do renomado artista Amilcar de Castro, são estudadas para compreender princípios fundamentais da escultura, como cortes e dobras que promovem a autossustentação e o equilíbrio estrutural das peças.


 


Esses conceitos não apenas enriquecem o aprendizado em artes, mas também incentivam reflexões aplicáveis a diversas áreas do conhecimento, fortalecendo a criatividade e o pensamento crítico.


 


A oficina contribui, por exemplo, para o desenvolvimento de habilidades espaciais e para a percepção estética dos participantes.


 


“Se a gente faz uma base de sustentação muito fina para uma área maior em cima, a tendência é cair. Quando formos produzir algo tridimensional, lembrem-se da relação entre peso e equilíbrio, entre espaço e estabilidade. Lembrem-se também das relações entre corte e dobra, pois esses princípios podem nos ajudar em diversas circunstâncias. Às vezes, apenas com um corte e uma dobra, conseguimos manter estruturas de pé“, destaca a professora Nuára aos estudantes.


 


Educação Integral

 


A oficina busca, sempre que possível, vincular o aprendizado artístico a conteúdos importantes exigidos em provas como o Programa de Avaliação Seriada (PAS) | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.


 


A iniciativa tem sido bem recebida pela comunidade escolar e consolida o CEDLAN como um espaço de incentivo à cultura e à formação integral dos estudantes. O projeto foi um dos 25 selecionados, por meio de edital de chamamento, para compor a 1ª Mostra de Educação em Tempo Integral.


 


Estes serão divulgados semanalmente no site e no Instagram da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). O objetivo é valorizar e incentivar a propagação dos melhores projetos das unidades escolares que ofertam a Educação em Tempo Integral (ETI).


 


Na escola, a oficina de arte tridimensional é uma das atividades oferecidas aos estudantes, que também contam com outras opções como desenho geométrico, robótica avançada e três níveis de francês.


 








Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/oficina-de-arte-tridimensional-estimula-criatividade-e-experimentacao-no-cedlan-secretaria-de-estado-de-educacao/?fsp_sid=117592

Postar um comentário

0 Comentários