DF participa do 5º Encontro Técnico Internacional do Projeto Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis








Painel em que o secretário Rodrigo Delmasso participou, na Cidade do México, sobre o tema Boas Práticas de Políticas Públicas para as Famílias, em agosto deste ano, onde apresentou o Plano Distrital da Família | Foto: Divulgação/SEFJ-DF
Painel em que o secretário Rodrigo Delmasso participou, na Cidade do México, sobre o tema Boas Práticas de Políticas Públicas para as Famílias, em agosto deste ano, onde apresentou o Plano Distrital da Família | Foto: Divulgação/SEFJ-DF

O Distrito Federal participa do 5º Encontro Técnico Internacional do Projeto Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis





O Distrito Federal participa do 5º Encontro Técnico Internacional do Projeto Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis, que será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, de forma online, das 11h às 13h30. O evento é organizado pela International Federation for Family (IFFD – Federação Internacional da Família) com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) por meio da Secretaria da Família e Juventude do Distrito Federal (SEFJ-DF). Na ocasião, será celebrado o Dia Mundial das Cidades e também será apresentado o Relatório Anual de Monitoramento a ser enviado à Organização das Nações Unidas (ONU).






“O governo Ibaneis Rocha, mais uma vez, é reconhecido pelo trabalho que tem dedicado às famílias brasilienses. Eventos dessa importância, na capital do país, servem também como um instrumento de incentivo para que outras cidades brasileiras passem a incorporar as premissas da Declaração de Veneza como norte para as suas políticas públicas, assim como já ocorre no DF”





                       Rodrigo Delmasso, secretário da Família e Juventude






A reunião conta com a participação de líderes de várias partes do mundo para discutir políticas públicas, desafios enfrentados, oportunidades de ação e as boas práticas realizadas pelos signatários para as suas cidades representadas. Os apresentadores são técnicos de desenvolvimento urbano que desenham, implementam e avaliam políticas com uma perspectiva familiar como forma eficaz de acompanhar os dez compromissos firmados na Declaração de Veneza, que incluem as áreas de habitação, novas tecnologias, educação, saúde, segurança, ar limpo, transporte, acessibilidade, lazer, turismo e famílias vulneráveis.





O encontro internacional ocorre uma vez por ano em cidades ou territórios que aderiram ao projeto e tem o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências sobre políticas de apoio às famílias e fomentar a disseminação desse conhecimento.





“Essa é uma excelente oportunidade no fortalecimento das políticas públicas voltadas para as famílias, para que se promovam cada vez mais debates como esse no Brasil. O governo Ibaneis Rocha, mais uma vez, é reconhecido pelo trabalho que tem dedicado às famílias brasilienses. Eventos dessa importância, na capital do país, servem também como um instrumento de incentivo para que outras cidades brasileiras passem a incorporar as premissas da Declaração de Veneza como norte para as suas políticas públicas, assim como já ocorre no DF”, destacou, Rodrigo Delmasso, secretário da Família e Juventude do DF, sobre as ações da pasta.





A secretaria implantou o primeiro Fórum Distrital de Políticas para Famílias Sustentáveis do país, que conta com a participação da sociedade civil e do governo no acompanhamento das políticas públicas voltadas para as famílias. Atualmente, o Fórum elabora o Plano Distrital da Família (PDF), que inclui, além das metas estabelecidas na Declaração de Veneza, mais sete eixos temáticos.





Sobre a Declaração de Veneza





Trata-se de dez compromissos estabelecidos na Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em 25 de setembro de 2015, mais de 150 líderes adotaram a nova Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e uma meta dedicada ao desenvolvimento urbano, ODS11, que clama por “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.





As dez metas incluem as áreas de: habitação, novas tecnologias, educação, saúde, segurança, ar limpo, transporte, acessibilidade, lazer e turismo, famílias vulneráveis.





Confira a íntegra da Declaração de Veneza





*Com informações da SEFJ-DF










Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/df-participa-do-5o-encontro-tecnico-internacional-do-projeto-cidades-inclusivas-para-familias-sustentaveis/?fsp_sid=8893

Postar um comentário

0 Comentários