Visando apresentar esclarecimentos sobre o Programa DF Acessível, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Areal sediou reunião sobre as políticas de mobilidade pública para Pessoa com Deficiência (PcD) no Distrito Federal. O encontro realizado na última semana foi direcionado a profissionais da Secretaria de Saúde (SES-DF) que têm contato direto com pacientes e beneficiários com deficiência.
A iniciativa contou com a presença do secretário da Pessoa com Deficiência do DF, Flávio dos Santos, que apresentou detalhes do DF Acessível, programa que garante transporte gratuito a pessoas com deficiências severas. O encontro teve participação de gerentes e componentes das equipes multidisciplinares das UBSs 1 e 2 do Areal e também de membros da comunidade.
O secretário Flávio Pereira destacou a parceria com a Secretaria de Saúde para a viabilidade do projeto. ”Temos uma colaboração preciosa da secretária Lucilene Florêncio, que é sempre muito aberta e compreensiva com nossas pautas. Além disso, são os médicos da SES que analisam os laudos que os pacientes precisam para possuir o Cadastro da Pessoa com Deficiência (CadPCD)”.
A enfermeira da UBS 2 do Areal, Pollyana Lima, explica que o objetivo é acolher e informar de forma mais eficiente os pacientes sobre os programas disponíveis à população. “No momento do atendimento, os profissionais da UBS têm a função de orientar e encaminhar, com responsabilidade e cuidado, o paciente com deficiência para esses serviços”, disse.
A unidade acompanha 27 pacientes cadastrados com algum tipo de necessidade especial. “Ainda temos um grande quantitativo de pacientes que estamos rastreando e identificando possíveis deficiências para melhor auxiliá-los“, completou.
DF Acessível
O Programa DF Acessível realiza o transporte de pessoas com mobilidade reduzida severa até serviços de atendimento à saúde, como consultas e tratamentos médicos. O serviço opera com transporte adaptado em formato “porta a porta”. A van leva o usuário até o seu destino, fazendo também a viagem de volta.
O programa é gratuito e destinado exclusivamente para cidadãos inscritos no Cadastro da Pessoa com Deficiência (CadPCD). Os agendamentos podem ser feitos por meio do site Agenda DF.
*Com informações da SES-DF
0 Comentários