Após mais de um mês de visitas técnicas e acompanhamento especializado, as 35 administrações regionais do Distrito Federal estão em fase de conclusão dos seus planos estratégicos institucionais. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Economia (Seec) em parceria com a Secretaria de Governo (Segov), com o objetivo de auxiliar as administrações a consolidarem diretrizes para aprimorar a gestão pública. Na terça-feira (24), as últimas regiões a receberem o ciclo de visitas técnicas foram o Paranoá e o Itapoã.
As equipes da Seec e da Segov percorreram todo o Distrito Federal, realizando uma espécie de formação itinerante. Durante essas visitas, os servidores das administrações regionais foram orientados a preencher um questionário detalhado sobre as atividades desempenhadas, infraestrutura, recursos humanos e atendimento à população. Com base nessas informações, cada Região Administrativa elaborou seus próprios planos estratégicos, ajustados às necessidades e particularidades locais. Antes das visitas técnicas, as equipes das administrações também participaram de uma capacitação sobre planejamento estratégico.
Os planos incluem não apenas as metas e os objetivos para os próximos anos, mas também mapas estratégicos que definem missão, visão, valores e indicadores de desempenho. Essas ferramentas têm como propósito dar mais clareza às prioridades de cada administração e facilitar a medição dos resultados, garantindo uma maior eficiência no atendimento ao público.
“A capacitação colaborou para o fortalecimento e a autonomia das administrações regionais, proporcionando condições de planejar o futuro de forma estruturada e adaptada às necessidades de cada cidade, em alinhamento com o Plano Estratégico do Distrito Federal 2019-2060”, explica o secretário-executivo de Projetos Estratégicos da Seec, Otávio Veríssimo.
Segundo o secretário de Cidades, Cláudio José Trinchão Santos, que também participou das visitas, o planejamento estratégico é uma ferramenta de compromisso entre a administração, o governo e a sociedade.
“A ideia é que todos na administração pública se conscientizem da importância do planejamento. Não é algo que acontece de um dia para o outro, mas trata-se de um processo de mudança cultural que exige a participação do governo e da sociedade”, afirma o secretário.
Benefícios da capacitação e do planejamento
A servidora da Administração Regional do Paranoá Daniele Soares acredita que o planejamento estratégico é essencial para guiar as administrações. “Com o planejamento estratégico, passamos a ter uma ferramenta essencial para entregar um serviço público eficaz, eficiente e efetivo à população”, destaca. A servidora participou de um curso de formação prévio às visitas técnicas para a elaboração do Plano Estratégico Institucional da Administração Regional do Paranoá.
O administrador do Paranoá, Wellington Santana, também ressaltou a importância do planejamento. “Foi de grande relevância essa iniciativa de capacitação em planejamento estratégico da equipe para melhor atender às necessidades da nossa região e da nossa comunidade”, afirma.
“O que planejamos agora vai ajudar no processo de gestão da Administração Regional do Itapoã ao longo dos próximos anos, adaptando as ações às necessidades da comunidade local. Isso traz mais tranquilidade para implementarmos políticas públicas de qualidade e assegurarmos um atendimento eficiente à população”, acrescentou o administrador regional do Itapoã, Dilson Bulhões, vê o planejamento como uma ferramenta central para a continuidade das ações ao longo dos anos.
Os próximos passos das ações com as administrações regionais incluem o monitoramento dos indicadores de desempenho e a avaliação periódica das metas estabelecidas, para garantir que os Planejamentos Estratégicos Institucionais sejam efetivos e possam ser ajustados conforme seja necessário. Além disso, os documentos com o planejamento de cada administração serão compilados e disponibilizados para a população.
*Com informações da Seec-DF
0 Comentários